5 Comments
Feb 1, 2021Liked by Bibiana Haygert

1) Parar de comer carne é mesmo a melhor forma de combater as crises, pandemias e tragédias ambientais? 2) Pensar bioconstruções é uma alternativa válida? 3) Qual a melhor forma de conversar com as pessoas sobre esse assunto sem chamá-las para a autorresponsabilidade e parecer arrogante ou parecer que está dando aula/querendo convencer os outros? 4) Como lidar com esses assuntos sem ter uma postura messiânica nem crises de ansiedade, rs? 5) Por que crise climática, "sustentabilidade", permacultura, bioconstrução ainda são temas em que se vê predominantemente pessoas brancas/escolarizadas/de grandes centros/ viajadas os discutindo (pelo menos daqui de onde vejo é assim). 6) Por que só se fala na Amazônia como bioma e não como um lugar onde vivem pessoas (já que existe um alto índice de precariedade social, abandono e questões sociais graves nessa região - vide efeitos da pandemia aqui)? PS - moro na Amazônia :) 7) Existe perspectiva de futuro em que lidar com essas questões e viver de maneira mais integrada, autorresponsável e ambientalmente consciente seja a regra social ou a perspectiva é de adaptações (boas para quem tem mais e trágicas para quem não tem grana) dentro de um capitalismo predatório e perverso como o atual.

8) Tenho mais perguntas, mas vou parar.

Adoro sua newsletter.

Tu é totalmente genial.

Obrigada!

Expand full comment
Sep 21, 2020Liked by Bibiana Haygert

os textos estão cada vez melhores. A escrita não é de tirar o fôlego. É de deixar respirar. Os desastres e crimes ambientais estão aqui, acontecendo e eu sei que se não falar sobre eles, mesmo assim vai estar considerado e lamentando e lutando! Tenho todas as dúvidas

Expand full comment

Eu de novo por aqui...rs! Fiquei com outras perguntas pulando na cabeça e voltei.

Expand full comment

1) Quais são as carreiras mais úteis no enfrentamento da crise climática? É preciso outra graduação, necessariamente? Ou qualquer profissão pode se engajar nisso direta ou indiretamente? 2) Tudo que vem da China é mesmo falsificado, ruim, poluente e advindo de trabalho escravo? (porque existe essa imagem de massa muito forte, né? e eu sinto que ela é super problemática - ao mesmo tempo que lojas de falsificados e bugigangas geridos por chineses se multiplicam por aí e quase tudo o que a gente compra vem de lá, enfim...gostaria de entender melhor isso, ter mais argumentos...)

Expand full comment