Sobre a Clímax

Clímax é uma curadoria de notícias e discussões sobre a crise climática escrita na primeira pessoa.

Inscreva-se

Este é um projeto de slow content (conteúdo sem pressa), que não tem frequência definida, não segue regras de engajamento do público e não tenta se enquadrar no que os algoritmos demandam. Aqui se fala quando há o que dizer, se escreve quando há vontade de escrever. A Clímax tenta agir conforme os princípios sobre os quais ela fala, deixando de lado a busca frenética por crescimento, produtividade e performance que sufoca a nossa sociedade. Essa é a minha ideia de sustentabilidade real.

Por que se inscrever?

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pela causa climática é falar sobre ela.

Uma pesquisa de julho de 2019 diz o seguinte:

Discutir o aquecimento global com amigos e familiares faz com que as pessoas aprendam fatos importantes como o consenso científico sobre o aquecimento ser causado por ação humana. Ao mesmo tempo, percepções mais fortes sobre consensos científicos aumentam a preocupação com a crise climática e a convicção de que é iminente e causada pelos humanos. Quando avaliamos a relação causal contrária, descobrimos que conhecer os fatos científicos leva a um aumento das discussões sobre mudanças climáticas. Essas descobertas sugerem que conversas sobre as mudanças climáticas entre amigos e familiares inserem as pessoas em um ciclo de retroalimentação social pró-clima.

A Clímax existe para iniciar essa conversa e para te dar material para continuar a discussão com aqueles que fazem parte da sua vida.

Além disso, uma das minhas intenções é tornar mais acessível para os brasileiros as discussões climáticas que acontecem fora do país, e um conteúdo que muitas vezes existe só em inglês.

Quem escreve?

A Clímax é um projeto de uma mulher só, escrito por Bibiana Haygert.

Essa sou eu contemplando a natureza. Oi!

Por aí

Clímax no instagram: @climaxnewsletter

Diálogos para a transição #3: Lua Couto e Dani Nunes recebem Bibiana Haygert

Batendo papo sobre comunicação climática:

Com o Climate Reality Brasil no Dia da Terra

Com a galera do Engajamundo

Com o Coalização Pelo Clima Belo Horizonte

Com a Polliana do Trabalho que Reconecta

Falando de Futuros:

Com a Carolina Nalon no Instituo Tiê

No Podcast Planeta A da Cristal Muniz

Deslocamentos climáticos:

Mesa Redonda | Para onde iremos? no UNESCO Futures Literacy Summit

Matéria na Revista Claudia